Avec Sissy ZHOU

O.L.D. News

 Observatório dos Luso-Descendentes News

O.L.D. News
Newsletter do Observatório dos Luso-Descendentes
 ——–> Retour au PRESS BOOK : Press Book Menu
 EUA – Califórnia Contacto – 2013 – Magazines – RTP
OLD
Editorial
Um ano e fim de ano muito intensos que encerram “em grande” o primeiro ciclo de 3 anos de atividade(s) do Observatório dos Luso-descendentes.
2013 contou com 16 iniciativas sendo 7 projetos próprios do O.L.D e 9 baseados em parcerias. Mas se contabilizarmos os 10 momentos do LusoTalentos2013@Macau, chegamos ao muito louvável total de 26 eventos, já que são todos desenvolvidos por luso-descendentes motivados e empenhados, em regime de voluntariado. Inauguramos também uma nova antena, nos Açores, e uma Newsletter que, em 3 edições, a partir de Junho 2013, anunciou e relatou toda essa informação da melhor forma.
Nesta “dia de Reis”, onde Portugal se despede fisicamente de um dos símbolos, também tão importante para os luso-descendentes, o herói e “rei” Eusébio , a quem prestamos aqui a nossa homenagem e admiração, fazemos votos que ele seja sempre uma inspiração nos próximos ciclos de vida da nossa associação para continuar a concretizar sonhos e cumprir a nossa missão ao serviço da diáspora luso-descendente de todo o mundo. Um 2014 muito talentoso!!! Emmanuelle Afonso (Fundadora e Presidente do Observatório dos Luso-descendentes)
//
Vida da associação | Já aconteceu…
Missão cumprida. O LusoTalentos2013@Macau, uma iniciativa idealizada pelo Observatório dos Luso-descendentes, reuniu uns 20 luso-descendentes, de 6 países e 3 continentes durante quatro dias intensos mas que deram muitos frutos, tanto na relação com Macau, como com Portugal.
Do Mundo… demos a Macau cinema, documentários, debate, fotografia, pintura, literatura, conferência sobre arte, fado, teatro, música, dança, moda e deixamos em Macau uma tela, um programa de TV, 15 minibibliotecas e um novo cocktail, o LusoTalentos2013…para brindarmos aos luso-descendentes que, do Mundo para Macau provaram o que é ser uma grande família com alma portuguesa, sem fronteiras nem limites.
OLD
10 Momentos
Momento 1: “Do Mundo para Macau” (pintura)
Uma obra de arte pintada ao vivo durante 4 dias nos jardins do Consulado de Portugal para oferecer à Macau. Foi inicialmente pensada para ser pintada a quatro mãos por dois artistas plásticos: o luso-francês Carlos Farinha, que a executou e o macaense Pakeong, que oportunamente lhe dará o seu toque pessoal. São 3×2,20m de tela bruta, cheia de significantes e significados culturais dos nossos dois povos a descobrir, para já, no Palácio da Bela Vista em Macau.
OLD
Momento 2: “Os portugueses esquecidos do Oriente” (fotografia e vídeo)
Numa noite com a baía de Macau sob pano de fundo, foi na residência oficial do Cônsul Geral de Portugal em Macau e Hong-Kong, que o grupo dos LusoTalentos2013@Macau e o Observatório dos Lusodescendentes foram oficialmente recebidos pelas entidades e media locais. Nessa ocasião, foi também inaugurada, na Galeria do Palácio da Bela Vista, a exposição fotográfica de Joaquim Magalhães de Castro, acompanhada da exibição do documentário « Bayingyi, a outra face da Birmânia », em parceria com a Cataio Associação Cultural.
Momento 3: A “Gaiola Dourada” chega ao Oriente (cinema)
Casa praticamente cheia na Torre de Macau para assistir à estreia da “Gaiola Dourada”. O filme de Ruben Alves, sobre uma família de emigrantes em França, encheu a sala de espectadores curiosos de ver a abordagem cinematográfica desta temática, de facto tão transversal a todas as comunidades emigrantes.
OLD
Momento 4: « Imagens da (e)migração vs (e)migração em imagens » (debate)
O debate que se seguiu ao visionamento do filme “A Gaiola Dourada”, sob a temática “Imagens da (e)migração vs (e)migração em imagens”, moderado pela jornalista Paula Machado, da RDPI, resultou numa animada partilha de experiências , para as quais contribuíram, para além do realizador Ruben Alves e da atriz Jacqueline Corado da Silva, os realizadores portugueses residentes em Macau, Tomé Quadros e Ivo Ferreira, assim como o público.
OLD
Momento 5: “Tesouros de Macau » (pintura e literatura)
O livro « Tesouros de Macau » resultou de um convite do Turismo de Macau ao Arq. Vasco d’Orey Bobone para pintar as mais belas vistas da cidade de Macau enquanto património mundial da Unesco. As 40 aguarelas que compõem este livro, são propriedade da Fundação Rui Cunha e foram gentilmente cedidas para a sua exposição, que teve a curadoria de Margarida Prieto.
Momento 6: Fórum Luso-Talentos 2013 (documentário, música e teatro)
O ambiente acolhedor do Clube Militar foi o palco perfeito para um espetáculo em três atos. Começou com um trecho do documentário “Portuguese in Califórnia”, do realizador luso-americano Nelson Ponta-Garça, seguido de um original encontro musical de fado, piano e flauta entre a Andrea Teixeira e a Irina Costa, ambas luso-brasileiras, no LusoTalentos2012@Porto, que originou o projeto “Partir para longe é regressar”. E acabou, com uma atriz, uma pianista, um lenço minhoto, um cesto de cravos, uma partitura e um altar num palco improvisado numa divertida e muito interativa leitura encenada da Jacqueline Corado da Silva, pontuada ao piano pela Andrea Teixeira conferindo à interpretação um tom, ora sarcástico ora jocoso à interessante temática “As Mulheres Portuguesas Vistas Pelos Viajantes Estrangeiros”.
Momento 7: Concurso de Cocktails Porto Bulas + Twist asiático (gastronomia)
O vinho do Porto Bulas esteve presente em vários momentos do LusoTalentos2013@Macau, mas teve o seu momento auge num concurso de cocktails organizado no Pub do Clube Militar, graças à mestria da “União de Bartenders e Cocktails de Macau”. No final resultou um cocktail que ficará para a posteridade, o “Luso-Talentos 2013”, uma mistura de sabores ocidentais e orientais, incluindo Porto Bulas e gengibre, que esperamos estar em breve em muitas ementas macaenses…e não só!.
OLD
Momento 8: “Encontro com Macau” (conferência sobre arte)
Uma reflexão sobre o estado da arte na Região, que reuniu numa só mesa artistas contemporâneos portugueses e chineses tão significativos como Carlos Marreiros, Mio Pang Fei, James Chu e José Drummond. O ponto de partida para este debate foram as experiências e projetos, perspetivas e desafios que se colocam à arte e aos artistas locais, abordando possíveis linhas de reforço do diálogo entre Macau e Portugal, numa conversa moderada pelo conceituado produtor cultural português, Nuno Figueiredo.
OLD
Momento 9: FESTIVAL LUSOTALENTOS2013@Macau (dança, moda, música)
Ponto alto da programação, o Festival LusoTalentos 2013 teve lugar numa sala mítica, o Venetian Macau Theater, naquele que foi um grande e emocionante momento de performance em várias áreas artísticas. A apresentação ficou a cargo de dois nomes da RTP Internacional: a luso-francesa Sandrine Francisco e o luso-americano Nelson Ponta Garça. O primeiro momento da noite coube a um grupo de jovens bailarinos macaenses do Hun Kong Secondary, que dançaram ao som de “Flowers” e “Music Meet”. A moda portuguesa esteve em foco através de um vídeo com as propostas, Primavera/Verão 2014, de alguns criadores portugueses. Em simultâneo, várias peças, estiveram expostas com assinatura de Nuno Baltazar, Miguel Vieira, Storytailors, Luís Onofre e Mónica Gonçalves. De mãos dadas, a literatura e a dança contemporânea subiram ao palco com o “Traces” (Macau). Isabel Mateus, escritora portuguesa radicada no Reino Unido, leu pequenos trechos do seu livro “Terra de Chiculate, Relatos da Emigração Portuguesa”, que serviu de inspiração à coreografia da luso-francesa Sosana Marcelino. O fim apoteótico aconteceu com o “Fado-GuZheng”, o piano e a flauta de Andrea Teixeira, a voz de Irina Costa, ambas do Brasil e o som do Gu Zheng (instrumento tradicional chinês) de Sissy Zhou, chinesa residente em França, numa fusão de melodias que encheu a sala de emoções. “Partir para longe também é regressar” fala do mar e da saudade, expoentes da alma lusitana que levaram a Sissy a apaixonar se de tal forma que também cantou fado, primeiro em chinês, depois em português…um momento único de emoção e pureza que não deixou ninguém indiferente!!!
OLD
Momento 10: Cerimónias oficiais de encerramento do LusoTalentos2013@Macau
As cerimónias foram marcadas por 3 momentos principais: o descerramento da obra de arte « Do Mundo para Macau » executada ao vivo nos jardins do Consulado, a entrega de 15 Mini Bibliotecas do Plano Nacional de Leitura português às escolas luso-chinesas de Macau e os discursos oficiais, com a presença de uma representante do governo da RAE de Macau. “Uma iniciativa que valeu a pena”, declarou o Secretário de Estado das Comunidades, considerando ainda ter sido “uma oportunidade de melhorar alguns dos projetos que vêm de trás e redefinir alguns para o futuro”. Emmanuelle Afonso, Presidente do Observatório dos Luso Descentes reforçou a ideia da ambição dos objetivos, lembrando “uma maratona de eventos culturais …com o balanço muito positivo, deixando marcas do que é a arte e alma lusas em Macau… Trata-se de um projeto que é de continuidade, com o objetivo de ligar a comunidade portuguesa, as suas 2ª e 3ª gerações e restabelecer o contacto com as raízes portuguesas”. Já Vítor Sereno, Cônsul Geral de Portugal em Macau e Hong Kong, relembra que, apesar do “esforço enorme que envolveu múltiplas entidades macaenses, foi compensado pelos projetos apresentados e as pessoas envolvidas”.
Na opinião de todos, Macau foi durante quatro dias e dez momentos, um pouco mais português e não fica por aqui …os laços estão criados e iremos estar atentos aos frutos: para já, o Moda Portugal « Especial Macau » rodado no âmbito dos Lusotalentos2013@Macau, acaba de ser emitido no dia 04 JAN 2014 na RTPi. Vejam já as reportagens com Lines Lab, Anna Noir, Barbara Barreto Ian, Barbara Diaz e Joaquim Magalhães de Castro, entrevistados pela nossa luso-francesa Sandrina Francisco.
Vídeo
Lusotalentos2013@Macau online
Para quem não teve a oportunidade de acompanhar ao vivo os vários momentos do Festival Lusotalentos, foi criado um site onde diariamente tinha acesso a fotos e informação sobre o que ia acontecendo. Um registo que ainda pode ser consultado, seja para relembrar bons momentos, seja para ter conhecimento do que este grupo de luso-descendentes apresentou em Macau. Aqui fica o link. Sempre em actualização:
O Site LusoTalentos
——–> Retour au PRESS BOOK : Press Book Menu